Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2019

Viagem pelos Vinhos da Toscana de DOC a DOCG 29 de abril a 4 de maio de 2019




Toscana dos vinhos

de DOC a DOCG - 06 dias/05 noites
De 29 de abril a 04 de maio de 2019

A Itália é internacionalmente reconhecida pela excelência na sua enogastronomia, com a capacidade para criar novos conceitos unindo história, cultura, arte e a consciência e valorização da gastronomia local como base de sua culinária raiz.
Dividida por regiões com climas e geografia diversas, encontramos os mais variados pratos, feitos com ingredientes colhidos em suas terras ou pescados em seus mares. Assim, não poderia ser diferente com os vinhos, que em cada região italiana contemplam cores, aromas e sabores variados.
Elegemos a região Toscana para iniciar uma verdadeira imersão em sua enogastronomia e especialmente apresentar os principais produtores de vinhos toscanos DOC e DOCG. Nossa jornada terá início pela Costa Etrusca em direção às colinas de Siena terminando na zona do Chianti.
Você vai poder ver e sentir o aroma e os sabores...

“In vino veritas”
(provérbio latim)

Roteiro

Dia 01 - CAstagneto Carducci e Bolgheri:
Manhã:visita e degustação de vinhos
Tarde: degustação de azeite de olivas
Noite:jantar de boas vindas
Em nosso primeiro dia visitaremos a Cidade de Castagneto Carducci e a vila de Bolgheri. Nosso encontro terá início em frente à estação de trem "Pisa Centrale" às 10h da manhã, em seguida partiremos rumo a cidade de Castagneto Carducci para inaugurar o nosso tour enogastronômico visitaremos a vinícola Donna Olimpia 1898. Guido Folonari é o proprietário da vinícola, sua família possui tradição no ramo da vinicultura, os vinhos produzidos ali pertencem à DOC Bolgheri. A bela propriedade nos recepciona logo na entrada com uma alameda ladeada por "pino marittimo" árvore típica da Costa Toscana. Após a visita e degustação seguiremos para a vila de Bolgheri, passaremos pela famosa estrada de ciprestes, para conhecer o pequeno borgo medieval. Na parte da tarde visitaremos um "frantoio", nome dado ao local de produção de azeite de oliva, o premiado Fonte di Foiano. Finalizaremos o nosso primeiro dia com um jantar de recepção e boas vindas harmonizado com vinhos toscanos.
Dia 02 - Piombino e Volterra
Manhã:visita e degustação de vinhos
Tarde:passeio livre
Final da tarde:degustação de vinhos
Seguiremos na parte da manhã para visita com degustação na Vinícola Poggio Rosso na vila de Populonia em Piombino, zona da DOCG Rosso della Val di Cornia, partindo depois para a cidade de Volterra, onde na parte da tarde faremos uma degustação e conheceremos vinhos diversos feitos com a mesma uva, a Sangiovese, entre as DOCG: Montecucco Sangiovese, Morellino di Scansano, Chianti (Colli Senesi e Colli Pisane) e da DOC Montescudaio, para acompanhar serão servidos queijos e frios de produção regional. Vale a pena explorar as ruas e becos desse famoso borgo medieval.
Dia 03 - San Gimignano:
Manhã:visita e degustação de vinhos
Tarde:passeio livre
Após o café da manhã seguiremos para a Cantina Guardastelle para visita e degustação de vinhos brancos Vernaccia di San Gimignano (citados por Dante Alighieri em sua obra A Divina Comédia - Purgatório), reconhecidos dentro da primeira DOC em 1966 e depois DOCG em 1993. Em San Gimignano, cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a tarde será livre para os passeios. Vale a pena andar pelas suas ruas e becos medievais, a cidade possui muitas torres que denotam um passado de riqueza e ostentação.
Dia 04 - Gaiole in Chianti e Siena:
Manhã:visita e degustação
Tarde:passeio livre
Estaremos na região das colinas toscanas com seus clássicos ciprestes e plantações de uvas e azeites, visitaremos na parte da manhã o Castello Brolio da família Ricasoli, dentro da DOCG do Chianti Classico. Visitaremos o castelo, a vinificação e faremos uma bela degustação de seus vinhos. A família Ricasoli produz vinhos no Castello di Brolio desde o século XII sendo o símbolo do território do Chianti Classico. À tarde retornaremos à Siena, a cidade do famoso "Palio di Siena" (corrida de cavalos), onde teremos tempo para conhecer suas ruas, igrejas, universidade e museus.
Dia 05 - Montalcino e Montepulciano:
Manhã:visita e degustação
Tarde:almoço e visita guiada
No quinto dia vamos conhecer duas lindas colinas toscanas na região de Val D'Orcia, Montalcino e Montepulciano que hospedam os apreciados DOCG Brunello di Montalcino e Nobile di Montepulciano. As cidades foram cenários de filmes famosos devido a sua beleza sem igual. Com paisagens de tirar o fôlego, iniciaremos o dia visitando e degustando os vinhos da família Frescobaldi na Tenuta CastelGiocondo que produz um grande Brunello di Montalcino, depois da degustação passaremos ao almoço na própria Tenuta. Após o almoço visitaremos  a cidade de Pienza, um belo borgo medieval famoso pela produção do queijo representativo da Toscana feito de leite de ovelha (pecorino di Pienza) em seguida iremos a Montepulciano, onde degustaremos os vinhos da DOCG Nobile di Montepulciano.
Dia 06 - Greve in Chianti:
Manhã:visita e degustação
Tarde:almoço de despedida, visita ao museu e final do tour
No último dia de nosso tour nos deslocaremos pelas terras do Chianti - o "Gallo Nero" chegando a Cantina Antinori nel Chianti Classico da familia Antinori aonde faremos uma visita com degustação e realizaremos o nosso almoço de despedida. Depois do almoço seguiremos até a charmosa cidade de Greve in Chianti onde conheceremos o "Museo Del Vino". Nosso tour finira no fim da tarde em Florença.

O que está incluído:
• 03 (três) refeições com bebidas e vinho selecionado por sommelier;
• Acompanhante especialista em enografia italiana (em português);
• Transporte com ar condicionado;
• Explicações enografia, viticultura, vinhos, história e locais;
• Visitas e degustações contidas no roteiro;
• Hospedagem em quarto duplo (3 - 4 estrelas de acordo com a cidade ou B&B superior)
• Entrada nos locais mencionados no roteiro;
• Seguro de acidentes/vida (parte terrestre).

O que não está incluído:
• Passagens aéreas Brasil-Europa;
• Transporte ou atividades antes e depois do programa/roteiro;
• Qualquer tipo de serviço ou consumo nos hotéis como serviço de quarto, tinturaria, frigobar, aperitivos, telefonemas e outros que não estejam mencionados no roteiro;
• Refeições não mencionadas no roteiro;
• Gorjeta em geral.

Opcional:
Caso sinta vontade de chegar com alguns dias de antecedência e permanecer por mais tempo após o nosso tour enogastronômico, entre em contato para que possamos assessorá-lo a montar seu roteiro personalizado.

Roteiros gastronômicos personalizados:
Propomos a realização de roteiros personalizados em outras regiões da Itália. Indique as suas preferências e nos escreva.

Contatos:
 nilsonbf@hotmail.com
+39 331 578 9677
 +39 0565 22 4662

Nenhum comentário:

Postar um comentário