Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

La Cucinetta - Excelente Blog e Alcachofras

Eu estava vendo um blog ontem, o La Cucinetta, inclusive é um excelente blog de gastronomia (um dos melhores), principalmente para pães e pratos vegetarianos, e a Ana Elisa apresenta uma alcachofra cozida para comer com azeite, isso me atiçou a lombriga e fui comprar alcachofras hoje.

Minhas alcachofras compradas hoje no supermercado

A alcachofra é uma planta herbácea da região do mar Mediterrâneo, incluindo o sul da Europa e o norte da África da qual comemos a flor.

O nome alcachofra provem do árabe al-kharshûf. O nome cynara vem do grego, segundo uma lenda antiga seria uma jovem que rejeitou Zeus e foi por ele transformada nessa planta (wikipédia).

A parte comestível é a base das pétalas e o receptáculo das mesmas. As principais variedades são: Violeta de Provença, Roxa de São Roque, Roxa da Romanha, Verde Laon e Camus da Bretanha.

Segundo a Raquel Patro, do site Jardineiro.net, a alcachofra possui usos medicinais:

  • Indicações:
  •  Afecções hepatobiliares, arteriosclerose, diabetes, afecções urinárias, hipertensão, obesidade, reumatismo.
  • Propriedades:
  •  Colagoga, depurativa, digestiva, diurética, colerética, anti-reumática, hipoglicemiante, antiuréica, anticolesterolgênica.
  • Partes usadas:
  •   Folhas, brácteas e raízes.
A colheita da alcachofra se da entre junho e dezembro e é cultivada em São Roque - SP, Piedade - SP, Ibiúna - SP, Capão Bonito - SP, Itapeva - SP, Teresópolis - RJ, Petrópolis - RJ, Esmeraldas - MG, Carandaí - MG, Curitiba - PR, São Bonifácio - SC, Erechim - RS.

Para escolher as alcachofras, procure as de talos longos, pétalas firmes e mais arroxeadas.

Minha história com alcachofras começa na infância, não me lembro se 1ª ou 2ª série em que a professora pediu para levar algum vegetal para conhecermos. Meu pai comprou: alcachofra, azeitona, mamão, pêssego e muitos outros vegetais, mas na minha família ninguém nunca fez alcachofra.

Depois de muito tempo, quando na faculdade, fui almoçar na casa de uma amiga no domingo e a mãe dela havia feito alcachofra cozida para tirar as pétalas e molhar no azeite com vinagre e sal.

Não comi mais alcachofra dessa maneira, somente corações de alcachofra vendidos em potes, os quais podemos comentar em outra oportunidade.

Hoje farei as alcachofras como comi lá por 1992/1993 na casa de minha amiga, cozidas para passar no azeite extra virgem que trouxe da Toscana no mês passado, prensado em 18/11/2011.

Para preparar as alcachofras, cortar o talo rente a flor, colocar em uma panela com tampa aberta, dispor as alcachofras em água até o meio delas e cozinhar até as pétalas se soltarem, oque pode levar uns 30min.

Quando pronta, tiramos as pétalas, mergulhamos o fundo em azeite com um pouco de sal (quem quiser pode colocar vinagre ou pimenta) e raspamos a parte carnuda com os dentes.

É isso aí!! Depois conto como foi, pois também comprei tomate cereja para fazer molho para macarrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário