Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Andanças

Me desculpem, alguns dias sem postar, mas na sexta-feira precisei ir a Belo Horizonte em uma reunião que durou a parte da manhã, foi rápida, estava com uma amiga de trabalho e decidimos ir almoçar Mercado Central.

Eu já havia almoçado no mercado de BH há alguns anos, peguei o primeiro feijão tropeiro que tinha visto, se não me engano a R$2,00 o prato que vinha o feijão tropeiro, arroz e um ovo frito. Dessa vez procuramos melhor e encontramos um restaurante ganhador do prêmio "Comida de Boteco" duas vezes, o Casa Cheia.

O restaurante Casa Cheia ganhou o concurso "Comida de Boteco" em 2005 com o prato Mineirinho Valente: Canjiquinha com queijo, lombo defumado, costela desossada, linguiça caseira, acompanhado com molho de espinafre e Em 2008 foi 4º lugar com o prato Almôndegas exóticas: Almondegas de Carne-de-sol recheada com queijo ao creme de abóbora com manjericão.

As 11:30h já tinha fila, que foi ficando pior, levamos uns 20min para conseguir uma mesa, o restaurante serve "self-service" ou "a la carte". Pedimos um prato da carta, como sempre tive muita vontade de provar a hortaliça ora-pro-nobis, pedi um prato chamado porconobis de sabugosa que era um cozido de costelinha de porco, linguiça, milho verde e ora-pro-nobis com arroz e feijão. Prato delicioso!!!! Vale a pena.

Porconóbis de Sabugosa

Ingredientes:

03kg de costelinha de porco serrada em pedaços de 7cm,
03 unidades de lingüiça calabresa fatiadas,
06 espigas de milho verde picadas em pedaços de 3cm,
03 espigas de milho verde (para fazer mingau),
11 dentes de alho triturados,
1/2 pimentão vermelho picadinho,
02 colheres de sobremesa de açafrão,
01 colher de sobremesa de curry,
01 colher de chá de noz-moscada,
Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1º Passo:Ingredientes
  • 2º Passo:Depois de temperar a costelinha, deixar marinando por 6 horas. Após, fritar na gordura até dourar e reservar
  • 3º Passo:Em uma panela grande fazer o molho (está detalhado na receita)
  • 4º Passo:Acrescentar na panela o milho cozido e a costelinha e deixar cozinhar por 8 minutos
  • 5º Passo:Para engrossar o caldo acrescentar o mingau de milho (está detalhado na receita)
  • 6º Passo:Acrescentar a lingüiça calabresa
  • 7º Passo:Em uma frigideira, refogar o ora-pro-nóbis
  • 8º Passo:Montar o prato em uma tigela, acrescentar o Ora-Pro-nóbis, salpicar cheiro verde e servir com um bom pão italiano.

A ora-pro-nóbis é uma hotaliça, cactácea, muito utilizada na culinária mineira, é difícil expressar o sabor, só provando mesmo.

Depois passeando pelo Mercado, fui fazer compras: 1/2 queijo tipo Serro (meia cura), 1/2 parmesão Scala (gosto muito dessa marca de queijo, tanto o prato como o parmesão), 1 pote de doce de leite, temperos e 1 conhaque Napoleon para fazer strogonoff. Não comprei cachaça porque voltei esses dais de Salinas e tinha trazido 4 garrafas (o queijo Serro já acabou).

Na sexta a noite, não cozinhei, estava cansado, tinha acordado as 4:15h para pegar o voo pra BH e voltei às 20h, chovendo muito...minha esposa fez o jantar que estava muito bom, tivemos carne moída refogada, batata refogada e arroz.