Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Andanças 2

Continuando...

Na sexta-feira (dia 9 de dezembro) ainda fiz algumas bruschettas, colocando o pão italiano na frigideira até esquentar um pouco, fritando fatias médias de queijo Serro (aquele que comprei no Mercado Central de Belo Horizonte) para colocar sobre as fatias do pão e sobre o queijo tomate cereja picado e regado com azeite extra-virgem italiano presado em 18/11/2011 e queijo parmegiano Scala.

Por azar (na verdade foi a bagunça na cozinha) quebrei a garrafa do azeite prensado em 18/11/2011 no domingo, bati a mão na garrafa e ela caiu no chão, lavando a cozinha de azeite, quase chorei. Esse azeite consegui de graça em Montalcino na Itália em novembro, ganhei porque o dono do hotel aonde fiquei me deu em compensação por ter que tomar café sozinho no dia seguinte, pois ele ia colher azeitonas as 9h. O nome do hotel é Rifugio D'Altri Tempi.

Bruschetta

No sábado fomos para São Paulo fazer compras:

Na feira da Vila Mariana compramos vários tipos de tomates, berinjelas e verduras.

Na Casa Santa Luzia compramos vitela, temperos e radicchio. Só uma nota, para quem acha que a Casa Santa Luzia é cara, se engana bastante, os supermercados em Itu são muito mais caros e a vitela sai a R$60,00/kg, bem mais barata que certas picanhas que podem chegar a R$100,00/kg.

Na padaria Basilicata compramos pão italiano e doces italianos. Aqui cabe uma resenha, os doces não são nem parecidos com os que se come na Itália, o pão também não, aliás na Itália cada restaurante faz seu pão, e os preços são exorbitantes.

Em casa só entra manteiga, e de um tempo para cá tenho percebido algo estranho, pensei que minha geladeira estivesse dando gosto ruim à manteiga ou ela estivesse ficando rançosa rápido, até joguei uma fora outro dia. Depois percebi que o pão francês (testei de várias padarias) está ficando muito azedo e ruim. Estou parando de comprar pão francês e passei a comprar pão italiano, mas vou passar a fazer pão, vai ficar melhor.

No sábado almoçamos na Tratoria da Conchetta na Rua Rui Barbosa. A última vez que tinha comida lá foi em 1994, não sei nem se é o mesmo endereço, só sei que não foi tão agradável como antigamente, a comida, pode-se dizer que, estava satisfatória. Mas o ambiente é tremendamente insatisfatório, parece um botecão abandonado. Estive na Itália e o único ambiente parecido com este é o de boteco, nenhum restaurante por mais simples é tão desleixado. Aparentemente a Cantina Conchetta e o Restaurante são um pouco diferentes, mas não conheço.

Aliás, o que aconteceu com esse país depois da década de 1980? Todos ficaram muito desleixados, os enfeites de Natal são medíocres, a promoções nem existem, o espírito natalino foi embora e só restou o cunho comercial. Isso para todas as épocas festivas.

Na noite de sábado não cozinhamos, comemos um lanche, estávamos cansados.

No domingo, compras de Natal...voltamos para casa tarde e fui fazer o almojanta (haha). Não tenho fotos porque estávamos com muita fome.

Os pratos foram:

Risotto de Alho Poró e Cogumelos Frescos
Usei um copo de arroz arbóreo italiano da marca Vignola (Casa Santa Luzia) para três pessoas.
50g de manteiga
um punhado de cogumelos frescos
um punhado de alho poró cortado fino
1/2 cebola branca
fundo de legumes
um punhado de parmegiano ralado
vinho branco seco
 Refogue a cebola e o arroz na manteiga, coloque vinho branco até cobrir o arroz e deixe cozinhar até evaporar quase todo. Vá acrescentando o caldo de legumes, um pouco antes do arroz ficar mole, acrescente os cogumelos e o alho-poró, finalize com o parmegiano.

Saltimbocca alla Romana
Comprei 300g de filé de vitela e tive que cortar ao meio para ficar mais fino
Cada filé foi coberto por folhas de sálvia e sobre as folhas prosciutto crudo italiano, tudo preso com palitos de dentes traspassados.
Os filés foram grelhados em manteiga por poucos minutos do lado sem cobertura e menso tempo ainda do lado do prosciutto.
Quando pronto, coloquei um pouco de vinho branco na frigideira que grelhei a vitela e acrescentei sal e pimenta branca. Esse molho foi colocado sobre a vitela grelhada.

Radicchio
O radicchio (radicchio de Treviso, o comprido, não o redondo) foi cortado na vertical e grelhado na manteiga até amolecer, na mesma frigideira do Saltimbocca, aonde acrescentei uma pitada de sal e pimenta branca.

Comemos salada de rúcula italiana, nem me pergunte o que é, mas é uma verdura que parece rúcula, mas mais fina, me serviram na Toscana sob uma carne grelhada. Muito gostosa.

Tiramos a barriga da miséria, já que passava das 18h.

Todos os ingrediente foram comprados no sábado.

Na segunda-feira a noite tivemos penne Barilla com molho de malva e hibiscus e fiz aspargos com cogumelos no forno.

Peguei um maço de aspargos, corte o 3cm do final do talo e coloquei numa assadeira (precisa ser largar para dispor os aspargos) e os cogumelos na beirada, reguei com azeite extra-virgem (de supermercado mesmo - uso qualquer italiano na promoção ou espanhol que seja Borges ou Ybarra), salpiquei sal e pimenta branca e coloquei no forno pré-aquecido por 15min.

Quando tirei do forno joguei um molho feito de manteiga cozida (1/8 de barra) com shoyu (muito pouco) e aceto balsâmico (mais que o shoyu).

O resultado é o da foto:


Comemos com filé grelhado na manteiga e o penne.

Na semana rolou muito trabalho e pouca diversão na cozinha, terminei de preparar os cogumelos (no forno na manteiga), pois tinha comprado uma bandeja na feira e demorou pra acabar e ontem fizemos um jantar simples com milho verde, lombo cozido no vinho com berinjela e ervilhas refogadas acompanhado por um prosecco de Treviso que comprei na cidade da minha família na Itália, em Asolo. O prosecco mais encorpado que já tomei. Vai ser difícil encontrar por aqui, pois comprei na loja do Ennio que me disse ser produção dele.



Esse final de semana será corrido novamente, várias festas de final de ano, talvez não cozinhe nada, mas preciso dar um jeito no monte de tomate que compramos. Vai tudo virar molho e ser congelado.

Um comentário:

  1. Eu acho que não foi a Tratoria da Conchetta que mudou e sim você que está ficando cada vez mais sofisticado...

    ResponderExcluir