Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2012

Vendendo Vinhos


Em maio deste ano fui realizar um de meus sonhos, aprender mais sobre vinhos.

Sou bebedor de vinho há um bom tempo, talvez desde a década de 1980 quando dava uma bicadinha em vinhos doces de São Roque minha mãe tomava e os Liebfraumilch, os vinhos de garrafa azul.

Lá por 1991 quando estava estudando para o vestibular, toda noite tomava um copo de vinho tinto seco para melhorar a concentração.

Passei realmente a degustar vinhos melhores lá 1998 quando experimentava diversos rótulos , comecei a comprar livros e fazer anotações, sempre gostei dos italianos.

Até 2011 foi um longo percurso tomando vinhos, fui pra Itália e visitei algumas vinícolas em Montalcino e Montepulciano, voltei para o Brasil e decidi fazer cursos de vinho, quando me tornei sommelier internacional pela FISAR-UCS em maio de 2012 e participei de diversas degustações durante este ano, além de progredir na formação para sommelier profissional.

Lá por outubro de 2012 atendi um anúncio pelo facebook para me tornar vendedor de vinhos da Dab´s Wine, empresa importadora do Rio de Janeiro que trabalha com a vinícola italiana Lionello Marchesi da região da Toscana.

A vinícola Linello Marchesi surgiu há 30 anos por um empresário amante da vitivinicultura. Restaurou um mosteiro do 1000 em Montalcino produzindo vinhos: Brunello di Montalcino, Rosso di Montalcino, Chianti Clássico, Chianti Superiori, Morellino di Scansano e Sangiovese.

Os vinhos Brunello di Montalcino, Chianti Clássico, Chianti Superiori e Morellino di Scansano são vinhos com Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG), ou seja, seguem uma regulamentação legal muito restrita para sua produção.

Os vinhos Rosso di Montalcino possuem Denominação de Origem Controlada (DOC) seguem uma regulamentação na produção um pouco mais aberta que a DOCG.

Os vinhos são produzidos com a casta emblemática da Toscana a sangiovese e seus clones, uma uva que me encanta muito pelo seu corpo, acidez marcante e normalmente bom potencial de guarda.


Lionello Marchesi: Castello di Monastero



Locais na Toscana aonde a Lionello Marchesi produz seus vinhos DOCG obedecendo a legislação italiana.

Tive oportunidade de degustar o Brunello di Montalcino 2006 e o Chianti Classico 2008 atestando a qualidade da Lionello Marchesi, são grandes vinhos, não só para acompanhar pratos, mas para degustar com amigos ou sozinho para pensar na vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário