Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2012

Férias no Sul

Desculpem pela falta de postagem por quase 1 mês. Estava em férias pelo sul e depois precisei trabalhar um pouco, senão não pago minhas contas.

A ceia de Natal foi boa, preparei o seguinte esquema para os pratos:


Carré de cordeiro

Temperar com sal e pimenta-do-reino, preparar alfavaca, tomilho e alecrim com azeite de oliva e alho em almofariz e passar nos carrés.
Assar em forma untada com manteiga em forno pré aquecido a 250º por 20 min.
Cortar entre as costelas e servir


Tomate recheado

Cortar os tomates ao meio e deixar escorrer
Misturar ricota, alho-poró bem picado, parmesão ralado, salvia, uma pitada de farinha de rosca, algumas gotas de uísque, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Furar o interior do tomate com garfo e temperar com sal e pimenta, misturar os outros ingredientes e rechear os tomates
Levar ao forno até gratinar.

Farofa

Fritar bacon em azeite, refogar cebola, alho e os miúdos do peru, acrescentar a mesma quantidade de farinha de rosca e de mandioca (fina), temperar com cerveja preta, sal, pimenta vermelha e salsão bem picado.

Couscous

1 caixa de sêmola – 500g (uso Tipiak)
500ml de água
Azeite e manteiga
Sal

Berinjela
Abobrinha Italiana
Tomate
Pimentão Vermelho

Para o couscous: Coloque a água para ferver com uma pitada de sal e 4 colheres de chá de azeite, acrescente os 500g de couscous, mexa por 3 min até hidratar, coloque manteiga a gosto e cozinhe em fogo baixo por mais 3 min. Retire do fogo e deixe descansar.

Para o complemento (todo picado em cubos): esquente azeite em uma frigideira larga e funda, coloque a abobrinha para refogar, estando mole, coloque a berinjela (exige pré-preparo: salgar e deixar em repouso para escorrer a água) até refogar, depois coloque o pimentão e por último o tomate. Regue com azeite e coloque por sobre o couscous.

Risoto Milanês

½ kg de arroz arbóreo
100g de manteiga
2 saquinhos de açafrão moído (Carmencita)
Parmesão ralado
Caldo de legumes
Vinho branco seco
Cebola picadinha

Deixe o caldo de legumes quente, cerca de 2 a 3 litros
Em uma panela grande de fundo largo refogue a cebola e o arroz na manteiga, coloque o vinho até cobrir o arroz e cozinhe (mexendo sempre) até quase secar, passe a colocar o caldo de legumes para ir cozinhando o arroz.
Sem separado, dissolva o açafrão em um pouco de caldo e próximo ao fim coloque no risoto juntamente com o queijo parmesão ralado.


No dia 27 de dezembro fomos viajar para o Rio Grande do Sul.

Bom, retornando à viagem, depois de Vacaria, passamos por Bento Gonçalves, aonde visitamos a a Casa Valduga, o Ristorante Maria Valduga, a Casa de Madeira, a Vinícola Don Laurindo e a Queijaria Valbrenta.

Tínhamos apenas parte de um dia para visitar Bento Gonçalves, então selecionamos nossos alvos:

Casa Valduga:

A casa Valduga está no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, na entrada já se vê a imponência do lugar, fomos direto para a loja aonde pudemos degustar os vinhos que quiséssemos, foram uns 6 pelo menos e aproveitamos para comprar espumantes para o Réveillon e alguns vinhos.

Almoçamos no restaurante Maria Valduga, que serve um rodízio de comida italiana. O serviço começa pela entrada com pão e antepastos, passou para tortelli all brodo, depois para rodízio de massas, galeto e costeleta de porco, após para a sobremesa e café. Não há refrigerante, somente suco, vinho e água.

O almoço foi bom, o interessante é que ao redor do prédio há espinafre e temperos plantados.


Depois do almoço passamos na Casa de Madeira que faz parte do Grupo Valduga, produzindo geleias variadas, inclusive de uvas viníferas, suco de uva e vinagre de vinho.


Depois da Casa de Madeira, penamos para encontrar a Don Laurindo, aonde experimentamos mais 4 ou 5 vinhos e compramos mais um pouco.



Tenho em consideração as vinícolas Valduga e Don Laurindo, para mim, fabricam vinhos de excelente qualidade.

Quando íamos saindo do Vale dos Vinhedos, topamos com um queijaria e não pudemos resistir, paramos e provamos muitos queijos que acabamos comprando.


Bento Gonçalves tem muito mais a ser explorado e visitado, passamos por muitas vinícolas, mas nosso tempo era limitado, precisava pegar meus tios no aeroporto de Porto Alegre.

No caminho também vimos muitos outros lugares interessantes para visitar.

Chegando em Porto Alegre, pegamos meus tios e fomos passar uns dias em Tramandaí, uma grande praia no litoral do Rio Grande do Sul.

Em Tramandaí as coisas não deram muito certo na cozinha, fiz almoço alguns dias que ficaram bons, pratos simples. No Réveillon fui fazer 4 pratos para a ceia, o strogonoff ficou muito ardido, pois não provei a páprica picante, mas a farofa e o molho para o lombo ficaram bons.

Na última noite jantamos em uma pizzaria excelente em Tramandaí, na Av.Atlântica, mas não me lembro o nome.

Saímos de Tramandaí e fomos dormir em Timbó - SC no Timbó Park Hotel, aonde eu já conhecia desde a década de 1990 quando fiquei hospedado em trabalho de campo pela faculdade.

Como passamos férias na região de Blumenau em 2010, ficamos com vontade de comer no restaurante Tapyoka, aonde jantamos a primeira noite.

É primeira noite, pois deu vontade de ficar mais tempo por aqui e levar os "meninos" andarem pela região e comer no Bistrô Magnani que é uma boa pedida, porém sem muita expectativa. A carta de vinhos é excelente e a loja Magnani também.

Em Timbó vale a pena passar na Fricar para comprar linguiças, bacon e porco defumado.

Andamos mais pela região, fomos a Blumenau dar uma olhada em cristais e na Vila Germânica, em Pomerode na Porcelana Schmidt e comemos na Confeitaria Torten Paradies aonde pedimos 5 sobremesas deliciosas.

Passamos ainda em Jaraguá do Sul e viemos embora pra casa começar o ano de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário